Wakanda, a cidade tecnológica escondida

Pantera Negra‘ é considerado um dos melhores filmes da Marvel e introduziu o país tecnologicamente mais avançado da Terra

Lançado em 2018, Pantera Negra foi um dos filmes de maior sucesso da Marvel. O personagem, interpretado pelo eterno Chadwick Boseman, havia sido introduzido em Capitão América: Guerra Civil (2016), mas em sua apresentação solo podemos ver tudo que a história do povo de Wakanda pode entregar. O filme ficou marcado pela forte representatividade em vários aspectos sociais, pelo figurino, pelo desenvolvimento de personagens incríveis, pelos efeitos visuais e cenários.

T’Challa, como é chamado o rei de Wakanda, foi apresentado ao mundo em 1966 nos quadrinhos do Quarteto Fantástico. Foi o primeiro super-herói de ascendência africana a ser representado nas histórias em quadrinhos, depois vieram outros como Falcão, Tempestade, Luke Cage e até um dos Lanternas Verdes. O personagem possui habilidades especiais graças a um ritual realizado em Wakanda, conhecimento em artes marciais, treinamento físico e as poderosas armas tecnológicas.

A Grande Wakanda

Wakanda é uma sociedade muito evoluída tecnologicamente, mas esconde isso de todo mundo. Eles conseguiram desenvolver uma redoma holográfica que transforma os altos e tecnológicos prédios em uma simples aldeia para quem vê de fora.

Wakanda e sua tecnologia futurística

Explicando melhor: se você estiver passando pelas fronteiras de Wakanda, vai enxergar uma nação pobre, típica do Terceiro Mundo. Porém, se adentrar as terras, atravessando essa barreira holográfica, vai conhecer o país mais avançado tecnologicamente da Terra. 

Tanto nas HQs, quanto no filme, é explicado que os antigos Panteras Negras – ou seja, os antigos reis – sabiam dos problemas do mundo, das guerras, das doenças, mas eles acreditavam que esconder Wakanda era o melhor para garantir a proteção da nação. Assim, eles nunca sofreram nenhuma influência do mundo exterior.

O Pantera Negra de Chadwick Boseman foi contra os mandamentos e tradições de seus antigos reis quando derrubou as cortinas de Wakanda e mostrou toda sua tecnologia para o mundo.

A localização de Wakanda varia nas edições e histórias. No universo cinematográfico, temos o país fazendo fronteira com o Lago Turkana, que fica perto do Sudão do Sul, Uganda, Quênia e Etiópia. Sua geografia mostra um terreno cheio de montanhas, selvas, pradarias verdes e longos rios com cachoeiras.

Para mim, a melhor parte da cenografia de Wakanda é como os idealizadores uniram a tecnologia com a cultura africana, o símbolo para criação do herói. Era muito importante que essa mistura fosse bem retratada, respeitada e empoderada. Essa mesclagem é chamada de afrofuturismo. O termo foi criado na década de 1990 para tratar a união da cultura africana com a ficção científica. Muito mais do que estético, esse movimento é social, filosófico, histórico e cultural.

Afrofuturismo representado em Wakanda

Tecnologia

Ter ficado isolada do mundo trouxe muitas vantagens para o país que pode se desenvolver sem limites. Wakanda possui muitas reservas de recursos naturais como carvão, diamante, urânio e o cobiçado vibranium. Para quem não lembra, o escudo do Capitão América é feito de vibranium e conhecido como uma das peças mais resistentes que existem. Obviamente, o traje e utensílios do Pantera Negra são feitos de vibranium também.

Porém, o mais importante de Wakanda é realmente sua tecnologia. Eles foram capazes de desenvolver eletrônicos e aparelhos de informática extremamente avançados, que podem invadir qualquer sistema e nenhum hacker do “mundo de fora” consegue invadi-los. 

Chadwick Boseman interpretou o Pantera Negra até sua morte em 2020

Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, lançado em 2022, acompanhamos o povo de Wakanda lidando com o luto pela perda de seu líder, um elemento que precisou ser incorporado à trama devido ao falecimento do ator Chadwick Boseman. Boseman faleceu em 28 de agosto de 2020, aos 43 anos, em decorrência de complicações de um câncer de cólon. Embora a ausência de Chadwick como Pantera Negra tenha tornado a experiência diferente, o filme conseguiu preservar o carinho e o respeito do público por essa história e pelo reino de Wakanda.

E, claro, Wakanda Forever!

Visited 15 times, 1 visit(s) today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *