
Seja você o maior fã de Star Wars, um apaixonado por ficção científica ou apenas um residente do nosso planeta, já ouviu falar sobre um sabre de luz. Mas você realmente sabe o que ele é? Por que ele brilha? Ele faz mesmo aqueles sons? Na minha vontade eterna de trazer curiosidades sobre o universo cinematográfico, não podia deixar de lado a explicação do que é a arma de um Jedi (e de um Sith também, infelizmente).
“Esta é a arma de um Cavaleiro Jedi. É mais jeitosa e certeira que uma arma laser. Uma arma elegante, para uma era mais civilizada.”
―Obi-Wan Kenobi
Vamos falar sobre fatos reais e fictícios criados para o universo de Star Wars. Por exemplo, a base mais comum para construir um sabre de luz é um cristal kyber – não existente no planeta Terra. Este específico cristal é encontrado nas Cavernas de Cristal do planeta gelado de Ilum e outros poucos planetas da galáxia, e sua coleta faz parte do treinamento de padawans para se tornarem Jedis.
Basicamente, o cristal alimenta uma lâmina de plasma e o cabo da arma é feito de metal. Outros materiais podem ser usados como diamantes, pedras Kunda e cristais parecidos com o kyber. Além disso, o zumbido emitido por esta espada-laser é muito característico e já virou símbolo da cultura pop, se imitado não há uma pessoa que não reconheça.
Todos esses cristais podem ser encontrados em diferentes cores, o que possibilita termos sabres de luz de lâminas com cores diversas. Até hoje, temos conhecimento das seguintes cores de cristal:
- Azul do sabre de luz de Obi-Wan Kenobi,
- Azul-claro do sabre de Tera Sinube,
- Verde do sabre de Yoda,
- Amarelo-esverdeado do sabre estilo shoto de Ahsoka Tano,
- Roxo do sabre de Mace Windu,
- Vermelho do sabre de Darth Vader,
- Branco do sabre de Ahsoka Tano,
- Amarelo do sabre da Guarda do Templo Jedi,
- O raríssimo preto como o Darksaber.
O tamanho da lâmina de um sabre de luz também varia, mas o mais comum possui cerca de 1,22 metros.

Esses cristais são conectados à Força, o que leva a outro fato importante dessas armas: é preciso treinamento para usá-las, e em conjunto com a Força, torna-se ainda mais potente. Com esta arma, você pode cortar quase qualquer coisa (incluindo inimigos) e, com ajuda da Força, pode prever e desviar os raios das armas. Com o decorrer da história, foram encontrados materiais resistentes ao poder de um sabre.
Existem teorias sobre as cores que determinam a personalidade de quem usa o sabre. Por exemplo, um sabre verde é usado por um Jedi que busca o equilíbrio do universo e possui muita sabedoria. Por outro lado, o sabre vermelho representa o Lado Sombrio da Força, sendo a arma dos Siths. Eu, particularmente, amo o vermelho e espero não ser representada por essa definição. Na realidade, não importa a cor, eu adoraria treinar com um desses. Ssó não garanto fôlego para cuidar de todo o universo como esses heróis.
- 30 Diferenças entre os Primeiros Livros e Filmes de Harry Potter - abril 21, 2025
- Os Melhores Aliens que vimos nos Cinemas - abril 13, 2025
- 5 Séries que merecem uma segunda chance em 2025 - abril 9, 2025
2 thoughts on “Sabre de Luz: a Espada de pura energia de um Jedi”