
Matrix: A Realidade Simulada que Mudou a História
“Matrix” é uma história de 1999 que trata a realidade de maneira misteriosa e impressionante
Escrevendo este texto estou lhe contando a verdade, uma ilusão ou apenas uma história? Assistindo “Matrix” (1999) nos colocamos em uma terceira dimensão: poderíamos saber e/ou perceber se estamos vivendo dentro da Matrix? Vou deixar você com as questões e voltar minha atenção para o que posso afirmar: “Matrix” é uma obra prima do começo ao fim!
O filme foi lançado em 1999, aproveitando a onda de dúvidas sobre como seria a virada do milênio (O mundo sobreviveria? Os alienígenas chegariam? Será que então alcançaríamos Marte?). As irmãs Wachowski foram as responsáveis pelo roteiro, direção e produção de todos os filmes da trilogia. Lilly e Lana possuem outros sucessos como “Sense8” (2015) e “V de Vingança” (2006).
“Matrix” tem a fórmula perfeita para um filme de ficção científica, com muita tecnologia, ação e filosofia. Logo no início do primeiro filme vemos uma cena de ação da personagem Trinity (Carrie-Anne Moss) que é arrepiante. Alguns policiais chegam para capturá-la, mas eles não esperavam que ela pudesse lidar com todos. Trinity mostra todas as suas habilidades para o público, que sem saber que é uma realidade inventada, imagina que a mulher seja como uma heroína alienígena. Então, chegam os Agentes da Matrix e o grande vilão Agente Smith (Hugo Weaving), e eles também possuem habilidades extraordinárias. A batalha é ótima e, no final, Trinity consegue se safar alcançando a cabine telefônica e desaparecendo da Matrix. Ao longo do filme tudo é explicado, e ao longo da fama a cabina eletrônica tornou-se um clássico de referência.

As cenas em slow motion são famosas e frequentes, e o melhor é que não são sem sentido dentro do roteiro. Como os membros da Resistência possuem conhecimentos elevados de batalha e não são controlados pela ilusão do programa, eles conseguem realizar acrobacias fantásticas! Obviamente, “Matrix” não se tornou uma referência por conta de uma cena apenas, são muitas. No auge do clímax do filme, Trinity e Neo (Keanu Reeves) protagonizam uma invasão repleta de efeitos especiais, saltos, tiros e muita emoção.
A essência do roteiro é algo já conhecido. Outros filmes já haviam falado sobre criação de Inteligências Artificiais que evoluíam e se voltavam contra a humanidade. A diferença de “Matrix” está em como foi feita a abordagem e como a história foi conduzida. É surpreendente imaginar que máquinas nos prenderam em programas, inicialmente desejados por humanos, para se alimentar de nós; é ainda mais surpreendente imaginar que não saibamos e que tudo ao nosso redor é controlado e premeditado. Afinal, somos nós, os responsáveis pelas nossas vidas? Nós realmente temos escolhas? Podemos mudar nossa história? E se você tivesse a opção de tomar a pílula vermelha e acordar de tudo isso, tomaria?
O primeiro filme é focado em apresentar a Matrix e filosofar se o que vemos é real ou se estamos sonhando. Ele é uma obra-prima por si e, para a alegria dos fãs, não veio sozinho. Matrix foi roteirizado como uma trilogia (que se tornou uma tetralogia em 2021) e suas continuações foram produzidas no mesmo nível. É possível ver uma mudança da base filosófica: não vamos mais discutir realidades, agora discutimos controle e futuro. Porém, ainda bem que as ações de luta continuam tão badass quanto!
Inscreva-se na nossa newsletter e receba os conteúdos na hora!
- 30 Diferenças entre os Primeiros Livros e Filmes de Harry Potter - abril 21, 2025
- Os Melhores Aliens que vimos nos Cinemas - abril 13, 2025
- 5 Séries que merecem uma segunda chance em 2025 - abril 9, 2025
2 thoughts on “Matrix: A Realidade Simulada que Mudou a História”