Diferenças entre livros e filmes Harry Potter
Para fechar nossa série, enfim, as diferenças entre os últimos livros e filmes do universo do maior bruxo de todos os tempos, Harry Potter.Confira agora 43 diferenças em 'Enigma do Príncipe' e 'Relíquias da Morte'!

A saga de Harry Potter continua a fascinar fãs com sua narrativa e personagens inesquecíveis. Contudo, a transição dos livros para as telas trouxe algumas mudanças que, em diferentes graus, impactaram a experiência de quem leu os livros.

Neste artigo, encerraremos nossa série analisando as diferenças entre as adaptações cinematográficas de O Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte. Vamos explorar como momentos cruciais foram ajustados ou deixados de lado.

Se você perdeu nossos artigos anteriores, não deixe de conferir:

30 Diferenças entre os Primeiros Livros e Filmes de Harry Potter

34 Diferenças de Harry Potter: ‘Cálice de Fogo’ e ‘Ordem da Fênix’

Livro 5: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

  • No livro, os Comensais da Morte destroem a ponte Brockdale, matando cerca de cinquenta trouxas. Já no filme, a Ponte do Milênio é destruída e os trouxas conseguem escapar antes que ela desmorone.
  • No livro, quando Narcisa e Bellatrix vão encontrar Snape, Bellatrix demonstra um intenso ódio por ele e o pressiona com perguntas sobre sua lealdade. Narcisa está visivelmente abalada e é ela quem sugere o Voto Perpétuo, que Snape aceita logo de cara. No filme, Bellatrix não apresenta a mesma hostilidade, e Snape parece hesitante em aceitar o Voto.
  • No livro, Dumbledore combina com Harry de buscá-lo na Rua dos Alfeneiros em uma carta. Lá, ele toma chá com os Dursleys e conversa com eles antes de partir. No filme, Harry está em um café em uma estação de trem quando avista uma luz misteriosa e e encontra Dumbledore no outro lado.
  • No filme, não é mencionado que Harry herdou Grimmauld Place e o elfo doméstico Monstro após a morte de Sirius Black.
  • O elfo Monstro e o hipogrifo Bicuço não aparecem no filme, e não há menção de Hagrid ter recuperado o animal.
  • No livro, após visitar Slughorn, Dumbledore e Harry aparatam até um galpão próximo à Toca. Então Dumbledore informa a Harry que ele lhe dará aulas particulares, lhe diz para contar a verdade sobre a profecia à Hermione e Ron e manter sua capa de invisibilidade próxima o tempo todo e, por fim, elogia como Harry lidou com a morte prematura de seu padrinho. No filme, Harry só aparece sozinho no pântano.
  • Discussões sobre os preparativos para o casamento de Gui e Fleur, assim como a estadia de Fleur na Toca, são omitidos no filme.
  • No livro, corujas entregam os resultados dos exames para os alunos na Toca. No filme, os resultados são mencionados apenas por McGonagall que informa à Harry que ele pode fazer aulas de poções.
  • No livro, é explicado que os gêmeos Weasley abriram a loja com o prêmio do Torneio Tribruxo que Harry deu à eles. Essa informação é excluída do filme.
  • No livro, Harry pergunta à Gina se poderiam dividir um compartimento, mas ela vai ficar com Dino. Harry acaba ficando Neville e Luna. Ron e Hermione tornaram-se monitores e ficam em outro compartimento. No filme, ele está com Ron e Hermione.
  • No livro, Tonks encontra Harry após ele ser petrificado por Malfoy, afirmando que não o viu sair do trem. No filme, é Luna quem o resgata e conserta seu nariz, também devido à substituição.
  • O livro detalha o passado de Voldemort e a origem do anel, contando sobre a história da família Peverell e como o anel ficou nas mãos de Morfi. No filme, apenas mencionam brevemente sobre Merope Gaunt, mão de Valdemort.
  • No livro, Harry, Hermione e Ron viram muito pouco de Hagrid por algum tempo. Ele não frequentava as refeições e não era muito visto na escola. Finalmente, os três visitam Hagrid em sua cabana que conta como Aragogue ficou doente durante o verão e não está melhorando. No filme, Hagrid só é visto em segundo plano e nenhuma menção a Aragogue é feita antes de sua morte.
  • No livro, Harry explica a McGonagall como seguiu Draco até a loja Borkin e Burkes e por isso acredita que ele amaldiçoou Katie com o colar. No filme, ele apenas diz que “sabe” que Draco é o culpado, e Snape o repreende por estar tão confiante sobre sua acusação.
  • Várias memórias importantes sobre Voldemort são omitidas no filme, como a de Hepzibah Smith e a história aprofundada dos objetos transformados em horcruxes.
  • No livro, Ron e Lilá terminam após Lilá vê-lo descendo do dormitório masculino com Hermione. Ela presume que os dois estão juntos, já que não percebe a presença de Harry, que está escondido sob sua capa de invisibilidade.
  • No filme, não há nenhuma aparição ou menção de Dobby trabalhando na cozinha do castelo, nem da cena em que Dobby e Monstro seguem Draco a mando de Harry.
  • No filme, Dumbledore não menciona a Harry que o cargo de Defesa Contra as Artes das Trevas foi, provavelmente, amaldiçoado por Voldemort após ter seu pedido de ser professor em Hogwarts recusado. No roteiro original, Ron sugere isso no banquete de abertura, mas sem referência a Tom Riddle.
  • Neste filme, apenas o anel e o diário são mencionados como horcruxes. No livro, Dumbledore nunca possuiu o Diário de Tom Riddle, pois Harry o devolveu a Lucius Malfoy ao final de A Câmara Secreta. Outro detalhe é que no final do segundo filme, o diário mostra apens um pequeno buraco no meio, mas no quinto filme, parece que uma bombinha explodiu nele.
  • No livro, o duelo entre Harry e Malfoy é mais intenso. Malfoy tenta usar a Maldição Cruciatus, mas Harry reage rapidamente e lança Sectumsempra após ambos trocarem alguns feitiços. No filme, essa sequência é simplificada.
  • No livro, Harry e Gina se beijam publicamente após uma partida de quadribol entre Grifinória e Corvinal, enquanto Harry estava em detenção com Snape. No filme, o beijo ocorre na Sala Precisa. Além disso, o término de Gina com Dino Thomas não é explorado no filme, e seu relacionamento com Dino recebe muito menos destaque em comparação ao livro.
Harry Potter e Gina Weasley
  • Uma cena que mostra o jovem Tom Riddle levando Amy Benson e Dennis Bishop do orfanato para a Caverna de Cristal foi filmada, mas cortada da edição final. Essa cena está disponível como extra nos lançamentos em DVD.
  • No livro, ao retornarem da Caverna de Cristal, Harry e Dumbledore aparecem em Hogsmeade, onde encontram Madame Rosmerta, que os alerta sobre a Marca Negra na Torre de Astronomia. Eles pegam vassouras emprestadas para chegar ao castelo. No filme, eles aparatam diretamente para a torre, e a Marca Negra só é lançada após a morte de Dumbledore.
  • No livro, Dumbledore lança um Petrificus Totalus em Harry para impedir que ele interfira nos eventos seguintes. No filme, essa cena é alterada, e Harry se esconde por conta própria.
  • A batalha entre os Comensais da Morte, alunos e funcionários de Hogwarts é reduzida no filme. No longa, Bellatrix Lestrange quebra janelas e objetos no Salão Principal, enquanto o castelo parece vazio. O produtor justificou essa decisão para evitar que a batalha parecesse repetitiva em relação a que teria no filme final.
  • Gui Weasley não aparece no filme e, por isso, sua luta com Fenrir Greyback, que resulta em cicatrizes, é omitida. No entanto, no próximo filme, ele aparece com as marcas, sem explicação sobre como foram feitas, criando um buraco na trama.
  • O funeral de Dumbledore, um momento significativo no livro, foi completamente cortado do filme. Em vez disso, o longa termina com Harry, Rony e Hermione observando Fawkes voar pelo céu.
Harry Potter e Dumbledore em Enigma do Principe

Livro 6: Harry Potter e as Relíquias da Morte

  • No livro, Dedalus Diggle e Hestia Jones, membros da Ordem da Fênix, escoltam os Dursley para um local seguro, já que eles não conseguiriam se esconder de Voldemort sozinhos. No filme, eles simplesmente saem por conta própria.
  • No filme, Moody instrui todos a irem diretamente para A Toca. Já no livro, os membros da Ordem vão para locais diferentes onde usam uma chave de portal que os leva à casa dos Weasley.
  • No livro, os Comensais da Morte identificam o verdadeiro Harry porque ele usa o feitiço Expelliarmus contra Stan Shunpike, ao invés de estupefá-lo ou matá-lo. No filme, isso acontece porque Edwiges ataca um dos perseguidores.
  • No livro, Voldemort desiste de perseguir Harry porque a varinha do garoto lança faíscas douradas que o impedem, dando tempo para Harry e Hagrid cruzarem os limites mágicos da casa de Tonks. No filme, Voldemort para a perseguição porque a varinha que estava usando quebra.
  • No livro, Harry se disfarça como Barney Weasley, primo de Ron, para não ser reconhecido durante o casamento de Gui e Fleur. No filme, ele aparece como ele mesmo.
  • Além disso, no casamento, Viktor Krum reconhece o símbolo que Xenophilius Lovegood usa em volta do pescoço como o sinal do bruxo das trevas Gellert Grindelwald.
  • Hermione trata Monstro com muita gentileza no livro, ao contrário do que é mostrado no filme. Além dela, Harry também melhora seu relacionamento com o elfo doméstico, o que ajuda a conquistar a lealdade dele, que se torna fundamental para obter informações sobre Regulus Black.
  • Enquanto se disfarça como Albert Runcorn no livro, Harry encontra Percy e Arthur Weasley no elevador e avisa Arthur de que ele está sendo rastreado. Essa cena não aparece no filme.
  • No livro, Lupin visita Harry, Ron e Hermione no Chalé das Conchas para anunciar o nascimento de seu filho, Ted, e convida Harry para ser o padrinho. No filme, essa cena é omitida, e a relação de Harry com o bebê nem é mencionada.
  • O irmão de Dumbledore revela detalhes sobre o passado do diretor no livro, incluindo sua amizade com Grindelwald, a trágica perda de sua irmã Ariana e como esses eventos moldaram sua vida.
  • No livro, sabemos que o diadema de Corvinal foi escondido na Sala Precisa pelo próprio Voldemort, quando ele ainda era Tom Riddle e visitava Hogwarts para pedir um emprego de professor.
  • O primeiro beijo de Ron e Hermione é diferente no livro, pois Harry também está presente na Câmara e o beijo entre os amigos acontece após Rony garantir a Hermione que os dois lutarão pelo direito dos elfos domésticos após o fim da guerra.
  • No livro, os elfos domésticos também lutam contra Voldemort sendo liderados por Monstro, o antigo elfo da família Black que agora pertence a Harry.
  • No livro, Pedro Pettigrew (Rabicho) tenta matar Harry com sua nova mão de prata, concedida por Voldemort, e ela se volta contra ele o estrangulando.
  • Neville Longbottom é muito mais importante para a saga do que é mostrado nos filmes. A mesma profecia que aponta Harry Potter como o menino que derrotaria o Lorde das Trevas, também poderia se referir a Neville. Por esse motivo, os Comensais da Morte foram atrás de seus pais e os torturaram até ficarem loucos.
  • Diferentemente do filme, Harry não destrói a Varinha das Varinhas no último livro. Logo após descobrir que o objeto pertencia a ele, o bruxo usou-a para consertar a sua varinha que estava quebrada e a devolveu para o túmulo de Dumbledore.

Visited 26 times, 1 visit(s) today

2 thoughts on “43 Diferenças entre Livros e Filmes de Harry Potter: ‘Enigma do Príncipe’ e ‘Relíquias da Morte’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *