Adaptação da Netflix de As Crônicas de Nárnia irá para o Cinema

Novo 'As Crônicas de Nárnia', produzido pela Netflix, será lançado nos cinemas: o que isso significa?

Dirigido por Greta Gerwig, o novo filme de As Crônicas de Nárnia será lançado exclusivamente nos cinemas em 26 de novembro de 2026, antes de chegar à Netflix em 25 de dezembro. A notícia reforça a ideia de que a experiência cinematográfica ainda tem um peso significativo. O que você acha?

Dirigido pela ganhadora do Oscar, Greta Gerwig, este será o primeiro longa-metragem da Netflix a estrear nos cinemas antes de chegar à plataforma

2025 começou com a grande notícia para os fãs de fantasia: o primeiro dos novos filmes baseados na série de livros As Crônicas de Nárnia, dirigido por Greta Gerwig, terá um lançamento exclusivo nos cinemas em novembro de 2026. A notícia reforça a ideia de que, apesar do crescimento inegável do streaming, a experiência cinematográfica ainda tem um peso significativo.

Vale lembrar que a Netflix já exibiu alguns de seus filmes nos cinemas anteriormente. No entanto, a grande novidade agora é que As Crônicas de Nárnia será lançado exclusivamente nos cinemas em 26 de novembro de 2026, chegando à plataforma digital apenas um mês depois, em 25 de dezembro.

Em outras ocasiões, a “mãe dos streamings” levou seus filmes às telonas, principalmente, para concorrer ao Oscar. Isso ocorre porque, para ser elegível à premiação, um filme precisa ser exibido por, pelo menos, uma semana em um cinema de Los Angeles.

O primeiro longa da Netflix a seguir esse caminho foi Roma (2018), que também se tornou o primeiro da plataforma a vencer um Oscar. Depois disso, em 2021, essa regra foi temporariamente suspensa devido à pandemia de coronavírus. Naquele ano, filmes como “Mank” (Netflix), “Os 7 de Chicago” (Netflix), “O Som do Silêncio” (Prime Video) e “Soul” (Disney+) concorreram ao prêmio mesmo com lançamento exclusivamente online.

“Mas será que a estratégia da Netflix com Nárnia não é apenas para qualificação ao Oscar?” Tudo indica que não. A diferença entre as datas de lançamento no cinema e no streaming, aliada ao empenho de Greta Gerwig para que o filme permaneça ao menos duas semanas em cartaz, sugere que há um interesse real em explorar o potencial das telonas.

Curiosidade: esse também será o primeiro filme da Netflix produzido em IMAX.

Por outro lado, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, minimizou a decisão, afirmando que: “Nossa estratégia principal é oferecer aos nossos membros filmes exclusivos na primeira exibição no Netflix. O lançamento de Nárnia em IMAX é uma tática de distribuição. Frequentemente, lançamos filmes nos cinemas algumas semanas antes para qualificação em prêmios, atender a requisitos de festivais e impulsionar a publicidade. No caso de Nárnia, trata-se de um evento especial de duas semanas. Acho que isso é muito diferente de outras exibições, porque duvido que alguém tenha uma tela tão grande quanto uma tela IMAX em casa”.

Ainda assim, parece que a força dos cinemas continua sendo um diferencial que a Netflix quer testar para avaliar se esse tipo de lançamento pode beneficiar os lucros do filme.

E você, o que acha? A Netflix está “traindo” sua essência como streaming ao apostar em um lançamento exclusivo nos cinemas, ou essa é apenas mais uma estratégia de crescimento?

Visited 10 times, 1 visit(s) today

1 thought on “Novo ‘As Crônicas de Nárnia’, produzido pela Netflix, será lançado nos cinemas: o que isso significa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *