A representação do autismo na 7ª arte

A representação do autismo na 7ª arte

Na arte, o autismo é representado com sinceridade em produções como "Forrest Gump", "Atypical" e "The Good Doctor". Essas obras abordam a vida de indivíduos autistas com sensibilidade e nos mostram a importância da inclusão e da aceitação das diferenças.

Conheça produções que representam o autismo com sinceridade

A arte imita a vida – e vice-versa. Sendo assim, todos os aspectos e particularidades do ser humano deveriam aparecer na literatura, teatro, pintura e cinema. A evolução das representações acompanha a mentalidade da sociedade, por isso, alguns assuntos passaram a ser abordados e tratados da maneira que deveriam apenas nas últimas décadas. O transtorno do espectro autista é um deles. 

O autismo ainda gera muitos estudos e dúvidas. Trata-se de uma condição muito singular de cada paciente. Até 50 anos atrás, qualquer pessoa com transtorno mental era tratado como inválido ou incapaz de viver em sociedade. Podemos considerar que evoluímos como sociedade quando vemos que hoje já existem escolas inclusivas, oportunidades de emprego para essas pessoas e visibilidade que suas particularidades apenas os tornam diferentes. E todos somos diferentes!

Na 7ª arte, temos algumas produções especiais e tocantes que abordam o autismo com muita sinceridade. 

Forrest Gump (1994)

Um dos filmes mais amados de todo mundo é “Forrest Gump – O Contador de Histórias”, estrelado por Tom Hanks. O longa é baseado em um livro de mesmo nome e acompanha toda a vida de Forrest. No livro, o personagem é apresentado apenas como uma pessoa de baixo QI, mas vários médicos e especialistas dizem que suas atitudes condizem com uma pessoa autista. Ao longo do filme, é possível ver várias aventuras vividas por Forrest apesar e devido a sua particularidade.

Atypical (2017)

Na série de comédia dramática da Netflix, conhecemos Sam Gardner, um jovem autista apaixonado por pinguins que deseja descobrir mais sobre a vida. Ele deseja ter uma namorada, fazer faculdade e ter mais independência. Ao longo de suas mudanças e desafios, acompanhamos aqueles ao seu redor passando por suas próprias descobertas. A série é emocionante, cativante e daquelas que aquecem o coração. A quarta e última temporada foi lançada em julho de 2021.

The Good Doctor (2017)

Mais ou menos na mesma época que conhecíamos Sam Gardner, fomos apresentados a Shaun Murphy, interpretado por Freddie Highmore que você deve conhecer de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005) ou “Bates Motel” (2013 – 2017). Shaun é um jovem autista com Síndrome de Savant que decide tornar-se um médico-cirurgião. Para sua residência, ele integra a equipe de residentes do San Jose St. Bonaventure Hospital. A série terminou neste ano na sétima temporada e a cada episódio mostrou a evolução de Shaun aprendendo a lidar com suas diferenças e tentando exercer sua profissão com maestria.

Visited 8 times, 1 visit(s) today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *