
30 Diferenças entre os Primeiros Livros e Filmes de Harry Potter
O mundo mágico de Harry Potter, com figuras icônicas como Dumbledore e Voldemort, deixou uma marca profunda na cultura pop através de seus livros e filmes. Embora as adaptações para o cinema sejam bastante fiéis, é impossível capturar todas os detalhes das centenas de páginas dos livros. Por isso, muitos detalhes foram modificados e até mesmo omitidos.
Neste artigo, trazemos a primeira parte da nossa lista de diferenças. Não deixe de conferir a parte 2, que aborda os livros Cálice de Fogo e Ordem da Fênix. Além disso, temos um último artigo focado em Príncipe Mestiço e Relíquias da Morte.
Diferenças Gerais entre filmes e livros
- Vários personagens desempenham papéis importantes nos livros, mas são completamente omitidos ou aparecem pouco nos filmes. Alguns exemplos são Carlinhos Weasley, Ted Tonks e o fantasma Pirraça.
- Nos filmes, não há explicação de onde Hagrid conseguiu sua moto voadora. Mas, nos livros, Dumbledore pergunta, e Hagrid responde apenas: “jovem Sirius Black”.
- Nos filmes, a Capa da Invisibilidade é usada ocasionalmente, mas nos livros, ela desempenha um papel muito mais frequente.
- Harry Potter tem olhos verdes, mas o ator Daniel Radcliffe, que tem olhos azuis, não conseguiu usar lentes de contato devido a uma reação alérgica. Além disso, Harry é descrito como tendo cabelo preto bagunçado. Entretanto, no filme, seu cabelo é castanho muito escuro e não particularmente bagunçado.
Livro 1: Harry Potter e a Pedra Filosofal
- No filme, Harry conversa com uma cobra píton da Birmânia, mas, no livro, a cobra que ele liberta é uma jiboia brasileira. Curiosamente, na versão dublada em português do filme, Harry menciona que a cobra é do Brasil.
- Harry só recebe o segundo quarto de Duda no segundo filme. Porém, nos livros, isso acontece logo após sua ida para Hogwarts no primeiro ano.
- Hagrid reconhece Harry imediatamente ao encontrá-lo na ilha no livro. Mas, no filme, ele inicialmente o confunde com Duda.

- No livro, Hagrid conta a Harry sobre seus pais ainda na ilha, na presença dos Dursleys. Porém, no filme, esse diálogo acontece no Caldeirão Furado, após Harry perguntar.
- No filme, Voldemort é mencionado pela primeira vez no Caldeirão Furado. No livro, ele é citado logo no início, em um diálogo entre Dumbledore e McGonagall.
- Harry escolhe o nome Edwiges após ler um livro de História da Magia, mas essa cena é omitida no filme.
- No livro, Harry conhece Draco Malfoy no Beco Diagonal, enquanto faz compras. Só depois descobre quem ele é no Expresso de Hogwarts, quando Draco o visita com Crabbe e Goyle em busca do famoso Harry Potter. É nesse momento que ele insulta a família Weasley e oferece sua amizade a Harry. No filme, ambos os eventos ocorrem em Hogwarts, antes da Seleção.
- Após sua primeira visita ao Beco Diagonal, Harry volta a morar com os Dursleys por várias semanas, e é o tio Valter quem o leva até a estação de trem. No filme, Harry vai para a estação com Hagrid logo após comprar seu material escolar.
- No livro, Fred e George encontram Harry na plataforma e o ajudam a carregar seu malão para o trem. Mais tarde, eles aparecem com Rony no trem e os apresentam. No filme, é Rony quem se apresenta e descobre sobre Harry diretamente no trem.

- Devido à omissão de Pirraça no filme, Rony sugere que as pessoas estão fazendo piadas sobre o troll ter entrado no castelo. No livro, Rony menciona a possibilidade de que Pirraça tenha deixado o troll entrar como uma pegadinha de Halloween.
- No filme, apenas Harry persegue as Chaves Aladas, mas no livro, Rony e Hermione também participam da ação, cada um em uma vassoura.
Livro 2: Harry Potter e a Câmara Secreta
- No livro, é o Sr. Weasley quem conserta os óculos de Harry no Beco Diagonal. No filme, Hermione faz isso, e o fato de ser uma menor realizando feitiços fora da escola passa despercebido.
- No livro, Hermione não conhecia o termo “sangue-ruim” até Rony explicá-lo para ela e Harry. Para as telas, ela já conhece o termo e fica profundamente magoada quando Malfoy a chama assim, visivelmente tentando não chorar. É ela e Hagrid quem explicam o significado para Harry, enquanto Rony está vomitando lesmas.

- A cena no livro em que Harry, Rony e Hermione causam uma perturbação na aula de Poções para roubar ingredientes do professor Snape foi omitida no filme. Isso causou um erro de continuidade na adaptação cinematográfica de Harry Potter e o Cálice de Fogo, onde Snape acusou Harry de preparar a Poção Polissuco ao roubar seus ingredientes “de novo”.
- Na sequência do Clube de Duelos, quando Harry Potter fala Língua de Cobra, no livro, o leitor sabe imediatamente o que ele diz, assim como quando Harry fala com a cobra no zoológico, na versão cinematográfica de A Pedra Filosofal. No entanto, no filme, são apenas sons de assobios até que Harry explique o que disse para Rony e Hermione.

- Nas páginas do livro, após usar a Poção Polissuco, a visão de Harry muda, e ele tira os óculos no próprio banheiro. Porém, no filme, sua visão aparentemente não muda, e ele só tira os óculos quando Malfoy o questiona.
- No filme, a luta de Harry Potter contra o Basilisco na Câmara Secreta é longa e cheia de perseguições. No livro, a luta ocorre de forma rápida e organizada; ele nem chega a subir ou entrar na estátua.
- A saída da Câmara também é retratada de forma diferente no filme e no livro. No livro, a jornada termina no banheiro, onde os selos de entrada se fecham novamente, e eles seguem para o escritório de McGonagall. No filme, os personagens são carregados por Fawkes até a entrada de uma caverna em um penhasco iluminado pela lua cheia, e depois pousam no terreno de Hogwarts, dirigindo-se ao escritório de Dumbledore.
- Para libertar Dobby no livro, Harry coloca o diário em sua meia e faz com que Lúcio Malfoy a jogue fora após remover o diário. Assim, Dobby “recebe” a meia do mestre. No filme, Harry coloca a meia dentro do diário, e Lúcio entrega o diário com a meia para Dobby, sem perceber.
Livro 3: Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban
- No livro, Harry finge ser Neville Longbottom enquanto está no Nôitibus, fugindo do Ministério da Magia. No filme, Harry não finge ser Neville, mas sua identidade ainda é mantida em segredo.
- Harry pede a Cornelius Fudge que assine sua permissão para visitar Hogsmeade, mas essa cena foi cortada do filme.
- Quando os Grifinórios e Sonserinos vão para sua primeira aula de Trato das Criaturas Mágicas, no livro, eles visitam o Rebanho de Hipogrifos de Hogwarts. No filme, Bicuço parece ser o único hipogrifo de Hogwarts.

- No livro, Harry recebe sua Firebolt no Natal, logo após sua Nimbus 2000 ser destruída. Eventualmente, Sirius Black revela que foi ele quem enviou a vassoura. No filme, Harry recebe a Firebolt no final do ano letivo, e, embora não haja nenhuma nota, Hermione mostra a Harry que uma das penas de Bicuço veio com ela.
- No livro, Rony é geralmente corajoso e heroico sob pressão, enquanto Hermione tende a ser mais nervosa. Essas características são invertidas entre os dois personagens no filme.
- No livro, Harry percebe que ele próprio conjurou o Patrono que salvou a ele e Hermione, antes de realmente fazê-lo. No filme, é Hermione quem o convence de que ninguém virá salvá-los, levando Harry a lançar o Patrono.
- É revelado que Tiago, Sirius e Pettigrew se transformavam em animagos para acompanhar Lupin durante suas noites de lobisomem. Essa informação não recebe o mesmo destaque no filme.

- 30 Diferenças entre os Primeiros Livros e Filmes de Harry Potter - abril 21, 2025
- Os Melhores Aliens que vimos nos Cinemas - abril 13, 2025
- 5 Séries que merecem uma segunda chance em 2025 - abril 9, 2025
3 thoughts on “30 Diferenças entre os Primeiros Livros e Filmes de Harry Potter”